top of page
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

 CONTAto: 

-Brasil

-São Paulo

-SP

  • Facebook Social Icon

HISTÓRICO DO GRUPO

 

O COV Coletivo de Ocupação Verde nasceu a partir da realização das oficinas itinerantes de Percepção Ambiental do projeto realizado em parceria com o coletivo cultural Sinfonia de Cães, aprovado pelo programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais em 2008 e a interação e integração de novos membros já atuantes da cena social, ambiental, cultural e artística.

 

Começa suas ações promovendo educação e práticas ambientais, como o cultivo de hortas, pomares e plantas ornamentais no CICAS, expandindo para outros espaços públicos, muitos deles carentes das atividades às quais se destinam. Desta forma, as ações do COV representam grande oportunidade para a construção de valores

socioambientais e culturais, junto a pessoas que não tem acesso à educação ambiental e permacultura.

 

Além do cultivo de áreas verdes, o grupo COV realiza construções de minhocários e utilização do composto orgânico gerado (húmus de minhoca) para nutrição do solo, construção de viveiros de mudas, construção de sementeiras, processos de preparação do solo e plantio, construção de banheiros secos, captação de água de chuva, intervenções artísticas como grafite, teatro, circo, música e produção de materiais educativos.

 

O espaço onde a maior parte das ações do COV foi realizada no ano de 2014 foi o CICAS - Centro Independente de Cultura Alternativa e Social, através do Projeto Jardim Cultural da Julieta, com o patrocínio do programa

VAI – Valorização de Iniciativas Culturais da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo. O CICAS era um galpão abandonado, que a partir de março de 2007 começou a ser revitalizado, e em seguida, utilizado por jovens produtores culturais, artistas independentes e ambientalistas da zona norte da cidade de São Paulo, com o intuito de torná-lo um centro de cultura diferenciado. O projeto superou as expectativas.  Os equipamentos sustentáveis que foram construídos estão sendo utilizados como ferramentas de educação ambiental onde se pode demonstrar na prática os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente. As ações do COV propiciaram o fortalecimento do elo entre o espaço e a comunidade do Jardim Julieta.

 

Além destas, o COV também realizou outras ações como:

 

  • Intervenção de ocupação verde e grafite na Praça Francisco Cardona, às margens do Rio Cabuçu de Cima;

  • Ação integrada entre COV, CICAS e Rua de Fazer em comemoração ao dia das crianças na comunidade do Parque Edu Chaves, na Rua Tenente Ângelo Zampero.

  • Construção de horta urbana da UNESP Barra Funda;

  • Construção de horta urbana na Escola Estadual Maria Antonietta de Castro;

  • Visita monitorada ao Parque Estadual da Cantareira Núcleo Pedra Grande com crianças e adolescentes do SAICA Nova Geração;”

FONTE: http://covcoletivoocupacaoverde.blogspot.com.br/2014/06/cov-coletivo-ocupacao-verde.html

15/09/17

 

Entrevista com Thátha Luz, gerente do C.O.V

link: https://www.facebook.com/thabata.luz.1

26/09/2017

 

1) Como a sociedade seria beneficiada com as ações de intervenção propostas por vocês?

Posso resumir através dos nossos objetivos que são promover educação e práticas socioambientais integradas a

cultura e a arte, melhorar as condições de vida de espaços comunitários, aumentar a oferta e a qualidade dos alimentos, preservar e restaurar as áreas verdes por intermédio de ações como implantação de hortas urbanas e plantio de árvores, construção de equipamentos e sistemas sustentáveis como captação de água de chuva, banheiros secos, compostagem, minhocários, coleta seletiva, e afins.

 

2) A/O COV realizou alguma parceria? Qual? Como é?

Sim, são frequentes as parcerias, dependendo do tipo de ação é quase um procedimento. É comum grupos, projetos, entidades e ativistas independentes, que tenham valores e objetivos semelhantes, trocarem experiências, ações colaborativas e outras formas de apoio. Existem também patrocínios, fomentos, investimentos que podem acontecer de forma direta ou através de concursos/editais.

Nossas principais parcerias foram:

·         VAI Cultura / Secr. Da Cultura SP (fomento projeto Jd. Cultural da Julieta)

·         FMU – Faculdade Metropolitana Unida (parceria de estagio e pesquisa e extensão e apoio ao projeto Sanear)

·         VaiTec / Adesampa – Agência Nac. Desenvolvimento SP (fomento ao projeto Sanear)

·         Sub prefeitura Vl. Maria Vl.Guilherme (apoio ao projeto Jd. Cultural da Julieta)

·         CICAS – Centro Independente de Cultura Alternativa e Social (apoio ao projeto Jd. Cultural da Julieta)

·         CC Vl. Nilo – Centro de Convivência Vila Nilo (apoio ao projeto Sanear e outras ações independentes)

·         Nia Domo – Casa da Terra / Sinfonia de Cães (apoio ao projeto Jd. Cultural da Julieta, Sanear e outras ações independentes)

·         Agenda 21 do Vl. Do Rio Cabuçu (apoio ao projeto Jd. Cultural da Julieta e outras ações indepentes)

·         Associação Cultural Turma da Praça (apoio ao projeto sanear)

·         Ong 13 de maio (apoio ao projeto sanear)

·         Coletivo Casa no Meio do Mundo (apoio ao projeto Jd. Cultural da Julieta e outras ações independetes)

 

3) Como a população poderia participar desta iniciativa?

Existem várias formas de participação, voluntariado, inserção formal ao grupo, doação/incentivos de recursos financeiros, serviços ou produtos, ou alguma parceria e colaboração pontual. Cada grupo, projeto ou entidade tem suas necessidades específicas, mas no geral, toda ajuda sempre é bem vinda, costumo de dizer que a quem sentir no coração é só chegar!

 

4) Quais ações/atividades desenvolvidas pelo(a) COV?

Um dos projetos importantes que executamos foi o Jd. Cultural da Julieta, o qual nos foi possibilitado dentre muitas

ações, revitalizar a área verde do espaço a frente mencionado e do entorno, construir equipamentos sustentáveis e promover diversas atividades voltadas a educação ambiental e as práticas de permacultura, do na época CICAS – Centro Independnete de Cultira Alternativa e Social, localizado no bairro do Jd.Julieta - Zn - São Paulo, dentre as principais atividades desse projeto destacam-se a construção de minhocário, captação de água de chuva, horta urbana e reflorestamento, sanitários ecológicos, ações culturais e educativas, como oficinas, excursões, palestras, intervenções artísticas e produções áudio visuais.

Outro projeto importante que vale destacar foi o Sanear que está em fase de conclusão, este foi um projeto voltado testar e aprimorar a tecnologia dos sanitários ecológicos em ambientes urbanos e em regiões periféricas que tenham ou não coleta de esgoto, o local para implantação de projeto foi o bairro da Vila Nilo – ZN – São Paulo. Destacam-se nesse projeto a construção e inovação que fizemos do sanitário e do formato para o sistema de tratamento, estão contidos

nesse processo, a construção, instalação, manutenção, análise e monitoramento do banheiro e do sistema de tratamento (compostagem e tanque de evapotranspiração), também foram realizadas diversas atividades de educação e implantação do projeto como oficinas, palestras, mutirões, visitas monitoras e estudo técnico, apoio comunitário e intervenções de rua.

 

Além dos projetos de médio/longo prazo também promovemos ações pontuais de acordo com as necessidades e as possibilidades, oficinas, mutirões, consultorias, palestras e semelhantes.

 

Para saber mais sobre nossas atividades pode acessar nossos arquivos fotográficos da página no facebook, lá constam registros de boa parte de nossas ações divididos em álbuns.

Links relevantes:

Facebook:https://www.facebook.com/pages/COV-Coletivo-Ocupa%C3%A7%C3%A3o-Verde/319487111531674?fref=ts

26/09/2017

Youtube:https://www.youtube.com/channel/UC0vbmvl1GTN2s1h2HufyLPA

26/09/2017

 

Atenciosamente,

 

Thábata T.S. Suzuki

Co fundadora  e coordenadora de projeto

COV – Coletivo Ocupação Verde

bottom of page